Outono gastronómico no Porto

carne_supremo-de-faisao-com-guisadinho-de-alcachofra-e-abobora-eringii-grelhado-e-creme-de-avela

A Invicta não deixa de nos surpreender e de ser um destino de boa gastronomia! Sempre que fomos ao Porto, tivemos experiências gastronómicas deliciosas e agora, chegam noticias de uma carta nova de outono.

O Restaurante Astória, localizado no Palácio das Cardosas, no coração da cidade do Porto, acaba de apresentar a nova carta de outono. No total, são oito os novos pratos introduzidos pelo Chefe Pedro Sequeira, inspirado pelos sabores e aromas da sua infância. Os pratos de caça são uma das novidades, que chegam com a promessa de desafiar os sentidos ao público de fora, e não só.

A viagem gastronómica começa com um regresso à terra, onde os tubérculos, as raízes e os cogumelos são as estrelas principais. As novas entradas incluem um Creme de cogumelos com presunto alentejano e chila fumada regado com azeite de tomilho e Truta marinada (12 horas) com geleia de cavala fumada e creme de topinanburg, um tubérculo com origem no Médio Oriente.

Javali e faisão são as carnes escolhidas para celebrar a temporada à mesa. Começando pelo Javali, esta é uma carne caracterizada pelo elevado valor nutricional e sabores fortes. No Astória, é confitada e servida com alheira e um mix de cogumelos do bosque, com um apontamento de molho de mirtilo. Já a carne do Faisão, uma ave de beleza rara, é mais leve e delicada, aqui servida com especiarias, um guisado de alcachofra e abóbora, cogumelo eringii grelhado e creme de avelã.

Para equilibrar a experiência, o Chefe Pedro Sequeira selecionou dois peixes da costa portuguesa. A primeira sugestão é um Cantarilho suado em algas acompanhado por puré de feijão branco, cebolinhas gaseadas e molho de lemongrass. Segue-se a tradicional Garoupa com mousse de couve roxa, salada de tubérculos e molho de açafrão.

Nas sobremesas, o destaque vai para uma reinvenção do tradicional Bolo Podre. Esta receita, inspirada na doçaria conventual alentejana, é servida com queijo fresco, gelado de abóbora, crocante da canela e petazetas, uma verdadeira viagem aos anos 80.

Para o Chefe Pedro Sequeira, a nova carta de outono convida a “voltar às raízes, juntando aos sabores tradicionais portugueses novas técnicas e algum atrevimento, com a missão de mostrar ao público internacional, mas também aos portuenses, o nosso verdadeiro ADN.” Ao ritmo da estação, e da natureza, a nova coleção de sabores de outono fica disponível até janeiro de 2017.

O restaurante Astória está localizado no emblemático e histórico Palácio das Cardosas, em pleno coração da cidade do Porto. Recentemente renovado, o Astória oferece uma experiência que desperta todos os sentidos: a gastronomia portuguesa contemporânea da assinatura do Chef Pedro Sequeira alia-se à vista magnífica sobre a baixa portuense, num ambiente sofisticado e elegante.

A herança do Palácio revê-se nos traços nobres e na estética requintada, complementada com uma decoração moderna e confortável, que convida a entrar. As janelas generosas para o exterior abrem o Astória à cidade, partilhando todo o seu charme, cultura e vivacidade.

As propostas gastronómicas têm por base a cozinha portuguesa, reinterpretada pelo talento do Chef Pedro Sequeira e pelas tendências da gastronomia contemporânea. A esplanada, uma autêntica varanda sobre a Praça da Liberdade, convida a momentos de descontração.

A par da gastronomia, o Astória pretende celebrar a arte e a cultura. Exposições de arte, concertos de música, parcerias com designers portugueses são algumas das iniciativas promovidas pelo Astória para homenagear o talento de artistas nacionais e dinamizar a oferta cultural no centro histórico do Porto.

Restaurante Astória

Praça da Liberdade, 25, Porto

Horário de funcionamento: 12h30 às 15h00; das 19h30 às 22h30 | Contacto para reservas: +351 22 00 35 600 ou restaurante.astoria@ihg.com