Duas marcas em parceria de luxo

Explosivo, criativo e completamente natural: assim é o compromisso de parceria a longo prazo assumido pela Zenith e pela Land Rover. Dois nomes, duas lendas com destinos interligados.

Em 1969, a Zenith deu a conhecer o seu lendário cronógrafo El Primero. Nesse mesmo ano, o construtor de automóveis britânico Land Rover apresenta o protótipo do primeiríssimo veículo todo-o-terreno de luxo: o icónico Range Rover, que chegou aos mercados em 1970.

Impulsionadas pelo mesmo espírito pioneiro e pela mesma capacidade de explorar novos horizontes, estas duas criações originais alcançaram um prestígio lendário. Meio século depois, os respectivos inventores estão a iniciar uma excepcional parceria a longo prazo inaugurada por uma Edição Limitada do El Primero Range Rover.

Ontem precursores, hoje arquétipos. Os modelos El Primero e Range Rover são marcas registadas. São as pedras angulares dos respectivos setores. Desejáveis. Luxuosos. Verdadeiros pioneiros.

Os seus brilhantes criadores – a Manufatura relojoeira Zenith e a Land Rover, líder mundial no setor dos veículos utilitários desportivos de luxo – decidiram unir-se numa parceria para celebrar duas criações lendárias que deixaram uma marca inapagável na história da relojoaria e do automobilismo. Para lançar esta parceria, a Zenith apresenta uma primeira Edição Limitada e exclusiva do El Primero Range Rover, um relógio distintivo que tanto se adequa às ruas citadinas, como aos terrenos mais acidentados.

Aldo Magada, Presidente e CEO da Zenith: “A semelhança entre as nossas duas marcas é muito forte. A Zenith e a Range Rover são ambas pioneiras nos respetivos sectores e ambas criam produtos inovadores e únicos. Ambas as marcas apresentam um luxo autêntico através de um design intemporal. A equipa da Zenith está muito entusiasmada por iniciar esta parceria a longo prazo com a Range Rover, outra marca fantástica com um espírito semelhante ao nosso.”

Richard Orlinski, artista francês de topo a nível mundial em 2015 e escultor de obras de arte vivas intemporais, foi o ilustre convidado no evento de 29 de setembro que marcou o lançamento da parceria em Paris. Nessa noite, espantou os espectadores ao criar uma obra de arte única em tempo real. O resultado foi uma mistura emocionante dos universos Zenith e Land Rover, personificando o seu estilo totalmente característico.

zenith3

Um destino partilhado

Muitas vezes copiadas, raramente igualadas. A Zenith e a Land Rover são favoritos naturais. Desde 1969, ano em que se assistiu a lançamentos importantes por ambas as empresas, que os seus destinos têm estado interligados. Foi nesse ano que a Manufactura suíça apresentou o célebre movimento cronógrafo El Primero, o mais preciso do mundo; e que o construtor de automóveis britânico Land Rover revelou a primeira tração às quatro rodas de luxo com o lançamento do icónico Range Rover. Três anos depois, os caminhos dos dois aventureiros cruzaram-se quando o explorador John Blashford-Snell atravessou o Darién Gap – uma área de pântanos e de floresta virgem na fronteira entre a Colômbia e o Panamá – ao volante de um Range Rover inicial e com um cronógrafo El Primero no pulso. Durante esta expedição transamericana, ambos os modelos demonstraram a sua extrema manobrabilidade, a sua durabilidade e as suas excecionais capacidades todo-o-terreno.

Desde esta épica aventura partilhada, quase 50 anos de inovação e de aperfeiçoamento elevaram os conceitos originais – que eram simultaneamente simples, robustos e engenhosos – à categoria de ícones intemporais que não perderam nada da sua autenticidade.

zenith

Formato lendário

Uma silhueta icónica, carisma, requinte técnico e um desempenho notável: além do seu ano de nascimento (1969), os icónicos El Primero e Range Rover partilham vários outros elementos valiosos. Para celebrar a sua parceria, a Manufatura Zenith apresenta uma edição limitada do El Primero Range Rover.

Em tributo ao primeiro SUV de luxo, o seu mostrador cinzento escovado inclui a inscrição “Zenith Range Rover”. Os ponteiros e os índices das horas são rodinados e luminescentes. No compasso do ritmo dinâmico de um movimento lendário, o cronógrafo El Primero Range Rover apresenta um design aerodinâmico, sutilmente curvado e inimitável.

O seu mecanismo de alta frequência está contido na “carroçaria” de alumínio – um aceno ao chassis do Range Rover – da caixa ceramizada preta mate com diâmetro de 42 mm. Estanque até 100 metros e encimado por um vidro de safira convexo, vem equipado com uma coroa canelada e botões redondos pretos. O fundo da caixa em safira com a gravação “El Primero Range Rover / Special Edition” exibe a massa oscilante personalizada com os logótipos Zenith e Range Rover.

“A meu ver, o Zenith El Primero é um dos designs de relógio mais distintivos já produzidos. Assim sendo, temos a obrigação de honrar e respeitar este design icónico. Tem de continuar a ser claramente um El Primero, mas aludir também ao ADN do Range Rover.” afirma Gerry McGovern, Chief Design Officer da Land Rover: “Pretendíamos ter a simplicidade do interior de um Range Rover moderno e a equipa da Zenith passou este aspeto para o mostrador do relógio, mantendo-o simples e sem exageros. O acabamento mate sugere simultaneamente eufemismo, sofisticação e durabilidade – tal como um Range Rover, é um objeto para o qual olhamos e sentimos imediatamente uma ligação emocional.” acrescenta McGovern.

Precisão poderosa

No coração desta edição limitada Range Rover bate o movimento El Primero 400B automático. Com o ritmo rápido de 36 000 alternâncias por hora, para uma indicação ao décimo de segundo, e a construção integrada com roda de colunas, este “motor” El Primero é um digno herdeiro do cronógrafo de série mais preciso do mundo desenvolvido pela Zenith em 1969. Este movimento com 326 componentes oferece as funções de horas e minutos centrais, juntamente com as de cronógrafo e taquímetro, assegurando uma reserva de marcha superior a 50 horas.

Quer no pulso de um explorador intrépido, quer no de um elegante cavalheiro, a Edição Limitada do El Primero Range Rover revela uma aura inimitavelmente chique, realçada pela bracelete em borracha revestida com pele de vitela perfurada cor de marfim – o mesmo tipo de couro de elevada qualidade utilizado nos modelos Range Rover -, com um fecho de báscula triplo em titânio com acabamento DLC