A frente diz as horas, o verso conta a história

A frente diz as horas, o verso conta a história

Vamos contar uma história que torna-se recente e que me converteu de novo ao uso de relógio!

Há trinta anos, a Swatch introduziu um simples relógio de pulso, de fabrico suíço, com movimento de quartzo que continha apenas 51 peças. O primeiro relógio de plástico do mundo não foi feito manualmente, à maneira tradicional suíça, mas numa linha de montagem totalmente automatizada. O reduzido número de componentes e a montagem automatizada tornaram os relógios de qualidade suíça acessíveis, pela primeira vez, a milhões de pessoas. Trinta anos depois, a Swatch voltou a revolucionar: investimento sustentável em investigação e desenvolvimento, pensamento inovador, engenharia avançada e criatividade viraram o mundo da relojoaria do avesso. O “número da sorte” da Swatch – 51 – no passado um ponto de chegada, hoje um ponto de partida!

SISTEM51. Desta vez, o protagonista da história é um movimento mecânico automático com 51 peças. As peças formam cinco módulos individuais, que são unidos para formar um único conjunto centrado num único parafuso. A maior parte dos movimentos mecânicos têm o dobro das peças; alguns dos mais complicados têm mais de 600 peças, montadas à mão durante semanas ou meses por mestres relojoeiros nos seus ateliers.

O SISTEM51 é o primeiro e o único movimento mecânico cuja montagem é 100% automatizada. O escape de alta tecnologia não tem um regulador; trata-se de um tipo de escape novo, regulado uma única vez por laser, tornando os reajustes manuais, normalmente indispensáveis num relógio mecânico, desnecessários. O movimento, com uma reserva de marcha de 90 horas, é feito inteiramente de ARCAP, uma liga do cobre, níquel e zinco com excelentes qualidades antimagnéticas. E como todas as peças do movimento estão hermeticamente fechadas dentro da caixa, a humidade, a poeira ou objetos estranhos não podem interferir com a sua performance, garantindo ao movimento um desempenho duradouro e preciso (desvios de apenas +/- 7 segundos por dia).

O SISTEM51 é transparente, uma característica distintiva da Swatch. No SISTEM51 a massa oscilante é um disco transparente que roda livremente em torno de um parafuso central oferecendo uma visão fascinante do movimento. O rotor e a superfície visível dos cinco módulos do movimento são todos trabalháveis, tornando ainda possível usar ainda mais criatividade no verso deste novo relógio e permitindo novas formas de colaboração com artistas contemporâneos como a marca já nos habitou nestes 30 anos.

SISTEM51 foi concebido, desenvolvido e construído inteira e exclusivamente na Suíça em menos de dois anos. Revolucionário na indústria relojoeira suíça, devido ao investimento contínuo e significativo do Grupo Swatch em investigação e desenvolvimento. Fabricado 100% na Suíça, o SISTEM51 é uma provocação no futuro da indústria relojoeira suíça. O SISTEM51 é a celebração máxima do fabrico suíço, como um estado de espírito que representa a qualidade e a inovação, uma provocação no contínuo caminho da tradição e investigação.

O SISTEM51 abre o fascinante mundo dos relógios mecânicos a milhões de pessoas que, devido ao preço elevado dos tradicionais relógios mecânicos, de outra forma não o poderiam adquirir.

Sistem 51; 2013 Winter; 1310 Sistem 51

Gostou do artigo? Goste e partilhe!

A frente diz as horas, o verso conta a história

bookmark_border

mais em Lifestyle

Venham conhecer a nossa loja

a redireccionar em 10 segundos